Top O Lisboeta Observador: AO – Um desvario, uma irresponsabilidade vergonhosa.
quinta-feira, março 08, 2012
AO – Um desvario, uma irresponsabilidade vergonhosa.

A opção
por VASCO GRAÇA MOURA


Nunca me tinha passado pela cabeça que se justificasse a realização de um referendo sobre o Acordo Ortográfico. Bastariam, pensava eu, o simples jogo dos princípios do Direito num Estado que se reclama dele, a mera verificação da ocorrência ou não de determinados pressupostos, a reconhecida competência ou mesmo a simples informação da maioria dos especialistas e dos utilizadores qualificados da língua, enfim, o sentimento expressivamente maioritário da opinião pública, para travar a calamidade.
No entanto, não está a ser assim: quem ataca o AO, recorre a argumentos jurídicos e técnicos que ainda não foram refutados. Quem defende o AO sem conseguir desenvolver uma contra-argumentação nesse plano faz tábua rasa dos princípios elementares do Estado de Direito, colocando-se numa posição autoritária de que o dito está em vigor "porque sim" e tem de se aplicar "porque sim"

Acordo Ortográfico: Eventuais alterações serão sempre decididas pela comissão científica
O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, esclareceu esta quarta-feira que eventuais alterações ao novo Acordo Ortográfico serão sempre decididas pela comissão científica multilateral que está a elaborar o Vocabulário Ortográfico Comum.

Etiquetas: , ,