Top O Lisboeta Observador: Manuel Fraga Iribarne (1922 - 2012)
quinta-feira, janeiro 19, 2012
Manuel Fraga Iribarne (1922 - 2012)


Licenciado em Direito e em Ciências Políticas e Económicas, Manuel Fraga (n. Vilalba, 1922) iniciou-se nas lides políticas no início dos anos 1950, quando serviu primeiro como secretário-geral do Instituto de Cultura Hispânica. Ao longo da década seguinte, foi nomeado para sucessivos cargos de confiança política até que, em 1962, chegou a ministro da Informação e Turismo, no nono Governo do regime ditatorial franquista.

Em 1973, foi nomeado embaixador no Reino Unido. O general Franco morreu dois anos mais tarde, mas Manuel Fraga manteve-se na cúpula política durante a transição para a democracia. Em 1975, com a monarquia restaurada, foi chamado para o primeiro Governo sob o reinado de Juan Carlos, para assumir a tutela dos Assuntos Internos e o cargo de vice-primeiro-ministro, abaixo de Carlos Arias Navarro.

Manuel Fraga ajudou então a redigir a Constituição espanhola e fundou a Aliança Popular. Esta viria a transformar-se no Partido Popular, conservador, que dura até aos dias de hoje e obteve, nas eleições de Novembro, o seu melhor resultado de sempre – uma maioria absoluta com 186 deputados eleitos (em 350) que conduziu Mariano Rajoy ao lugar de primeiro-ministro de Espanha. Ler Público


 El País avalia a sua vida em  cronologia.

UN PERSONAJE CLAVE ENTRE LA DICTADURA Y LA DEMOCRACIA






Etiquetas: ,