Top O Lisboeta Observador: dezembro 2011
quarta-feira, dezembro 28, 2011
Debate – A língua portuguesa e Acordo Ortográfico



Pare, escute e olhe! Ainda vamos a tempo de evitar o desastre!

Maria José Abranches
Professora de Português/Francês

Ainda não perdemos a língua, dependendo de cada um de nós, cidadãos eleitores, suspender a entrada em vigor deste Acordo Ortográfico, que desfigura, corrompe, e ultraja o português de Portugal, em nome duma pretensa “ortografia unificada”, considerada incontornável para o “prestígio internacional” da língua portuguesa, obviamente na versão brasileira!

                                                                                       ** Leia tudo aqui **

Etiquetas:

terça-feira, dezembro 27, 2011
Península Ibérica é "Imagem do Dia" da NASA

Uma imagem da Península Ibérica, captada durante a noite pela Estação Espacial Internacional (ISS), no início do mês de Dezembro, foi hoje colocada online pela NASA na categoria de «Imagem do dia».

A agência norte-americana partilha na sua página oficial que pretende partilhar com o público, imagens, histórias e descobertas sobre o clima e meio ambiente, baseadas em investigações. Para além de Portugal e Espanha, a agência ainda põe em evidência o estreito de Gibraltar, França e o norte de África.
A Península Ibérica é a mais ocidental das três grandes penínsulas do sul da Europa, sendo as outras a Península Itálica e os Balcãs. É formada pelos territórios de Portugal, Espanha, Gibraltar, Andorra e uma pequena fração do território de França. Tem aproximadamente 590 mil quilómetros quadrados e é banhada pelo Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo.

Etiquetas: , ,

Estádios para o Mundial 2022 no QATAR



Qatar divulgou os primeiros estádios ao mundo 
Os projectos de estádios de futebol apresentados pela candidatura do Qatar, vencedora da organização do Mundial de 2022, estão a dar que falar. Inspirados na história e paisagem do país, com alusão às tradições do Golfo Pérsico, os estádios, construídos em módulos, têm a possibilidade de serem readaptados após o evento, tornando-se mais pequenos.

Etiquetas: , , , ,

terça-feira, dezembro 20, 2011
Madonna del Coniglio


Recomendo vivamente a leitura deste belíssimo post, do
 De Rerum Natura sobre a Virgem e o Coelho.


Etiquetas: , ,

segunda-feira, dezembro 19, 2011
Vaclav Havel


Vaclav Havel
 (1936-2011)

O escritor, intelectual e dramaturgo checo, Vaclav Havel conduziu a Checoslováquia na transição do regime de influência soviética para a democracia em 1989, naquela que ficou conhecida como 'Revolução de Veludo'. 
Tornou-se o décimo presidente da Checoslováquia e foi o primeiro chefe de Estado da República Checa, o novo país que surgiu depois da separação da Eslováquia em 1993, cargo que ocupou até 2003. 
A sua morte foi confirmada este domingo (18)  pela sua porta-voz, Sabina Dancecova. Vaclav Havel, que se tinha retirado da vida pública devido a problemas de saúde, morreu durante o sono na sua casa no norte do país.

Etiquetas: , ,

A incerteza

Algures em meados da década de 90 terminaram os tempos da fartura, mas Portugal continuou a viver como se fosse um país rico. Não é. A crise internacional e o colapso nacional demonstraram a dimensão enorme do engano. Os portugueses vão navegar em águas difíceis. Para aguentar o perigo de naufrágio teremos todos de empobrecer. Não há volta a dar.


(Clique em cima)

Por: António Barreto, Sociólogo 



Etiquetas: ,

Os norte-coreanos em lágrimas com a morte Kim Jong-il


Os norte-coreanos em Lágrimas com a morte de Kim Jong-il – Em uma transmissão especial de Pyongyang capital da Coreia do Norte, a televisão estatal diz que o homem conhecido como o 'Querido Líder' morreu enquanto viajava em um trem privado.

Obs:
Não chorem não!





A alienação completa de um povo.
Ou o comunismo transformado numa religião de estado!



Etiquetas: , ,

terça-feira, dezembro 13, 2011
Antárctida toda nuazinha.

Nalguns locais, o relevo está escondido por 2500 metros de gelo

Mapa pormenorizado do relevo

Antárctida por baixo do gelo como nunca foi mostrada

O mapa mais pormenorizado da Antárctida por baixo do gelo, com as suas montanhas e vales, acaba de ser divulgado por um consórcio internacional. Chama-se BEDMAP2 e resulta de levantamentos da paisagem escondida por tanto gelo, realizados ao longo de décadas, em aviões, satélites, navios e até pessoas em trenós puxados por cães.

Leia tudo aqui no Público

Etiquetas: , ,

domingo, dezembro 11, 2011
Primeiro planeta parecido com a Terra é encontrato: Kepler 22-b


Kepler 22-b, um candidato a “gémeo” da Terra

A missão Kepler da NASA confirmou a descoberta de um planeta semelhante à Terra na zona habitável de um sistema solar a 600 anos-luz de distância, em redor de uma estrela idêntica ao Sol. Chama-se Kepler 22-b.

Leia mais aqui no Público



Etiquetas: ,

sábado, dezembro 10, 2011
Uma nódoa e uma tristeza este acordo ortográfico.

A glória e a vergonha

por VASCO GRAÇA MOURA 07 Dezembro 2011

Passei o dia 1 de Dezembro a percorrer o monumental Dicionário de Luís de Camões, concebido, planificado e levado a bom termo por Vítor Aguiar e Silva, e acabado de publicar pela Caminho. Aconteceu. Não houve qualquer intuito de ordem simbólica na data em que peguei no livro, neste país que esqueceu a sua história e vem assassinando alegremente a sua língua, mas protesta por lhe quererem tirar alguns feriados.
Tive uma modestíssima colaboração nesta obra, o que não me impede de destacar a enorme importância da edição para uma espécie em vias de extinção a que soía chamar-se "cultura portuguesa".
Vítor Aguiar e Silva é, sem dúvida, o maior especialista vivo da obra de Camões, estatuto a que reúne um saber praticamente ilimitado nas áreas da teoria da literatura, da estética, da filosofia, da crítica, da história literária, da história das ideias e do pensamento humanista, bem como um conhecimento ímpar da bibliografia pertinente, impressa e manuscrita. A sua actividade de camonista inscreve-se numa tradição de rigor científico que vem de Carolina Michaëlis e de Costa Pimpão, e que ele soube modernizar com as posições epistemológicas e metodológicas inovadoras do seu magistério exemplar.
Obs:  Leia com atenção este artigo de Vasco Graça Moura. Julgue por si, veja o que está em causa.
Com a devida vénia ao Diário de Noticias , leia o resto do artigo.

Etiquetas: , ,

sexta-feira, dezembro 09, 2011
MEGABURACOS NEGROS

Visão artística do buraco negro no centro da galáxia NGC 3842; em baixo à direita a projecção do sistema solar, mostrando a diferença de tamanho em relação ao buraco negro

No coração de muitas galáxias, ou mesmo de todas, encontra-se um buraco negro monstruoso, desconfiam os cientistas. A nossa galáxia, a Via Láctea, também tem o seu devorador de matéria e luz. Agora uma equipa internacional de astrónomos descobriu dois buracos negros, no centro de duas galáxias, que são os maiores alguma vez detectados: cada um tem cerca de dez mil milhões de vezes a massa do Sol e ocupam um espaço equivalente a cerca de cinco vezes a distância do Sol a Plutão.
Leia mais aqui no Público

Etiquetas: ,

quarta-feira, dezembro 07, 2011
Sim ao Referendo Europeu.


Novo tratado europeu na forja. 
Não passa de mais uma manobra do eixo franco-alemão.
Este plano não pode resultar!
Não faz sentido mais controlo ou disciplina aos Estados Membros limitando ainda mais a sua autonomia (o orçamento e a sua aprovação é o último reduto da soberania dos parlamentos nacionais) em nome duma união monetária incompleta, onde os países, em especial os periféricos, perdem quase todas as ferramentas de política monetária, e agora também orçamental, sem que exista um verdadeiro orçamento europeu e sem que o BCE assuma funções de autêntico banco central, como a Reserva Federal americana, por exemplo.
Não havendo solidariedade europeia traduzida, entre outros aspectos, num orçamento comum que permita transferências orçamentais dos países do centro para as periferias menos desenvolvidas – como acontece nos EUA ou na própria Alemanha; onde o BCE apenas serve para evitar a inflação mesmo à custa da depressão e do desemprego, então o plano franco-alemão não pode resultar. Não é possível.
Apesar deste momento tão difícil, Portugal, não deve aceitar falsas soluções.
O novo tratado que vai ser proposto na Cimeira Europeia tem que ser discutido e referendado pelos 27 países da União Europeia. É a única solução para resolver os problemas de falta de legitimidade existente na Europa de constituir um verdadeiro povo europeu, se tal isso for possível!
Mas uma coisa é certa não podemos aceitar ser dirigidos por esta liderança bicéfala onde a França é cada vez mais uma figura decorativa. A Alemanha prepara-se para germanizar a Europa. 
É a tendência natural de uma potência regional. Mas só será assim se o resto da Europa o permitir.

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, dezembro 05, 2011
José Mensurado (1931-2011)



José Mensurado (1931-2011) 

O antigo jornalista da RTP José Mensurado, de 80 anos, faleceu, esta sexta-feira, “de morte natural”, disse um familiar. A data do funeral não está ainda marcada, mas o corpo do jornalista estará em câmara ardente este sábado, a partir das 17horas, na Igreja de Santa Joana a Princesa, em Lisboa.
José Mensurado, associado da Casa da Imprensa há décadas, trabalhou na RTP durante 39 anos, onde “fez de tudo um pouco”, segundo a estação pública.
1931 - 2011

Etiquetas: , ,

Acrobatic Dance Duo


Acrobatic Dance Duo por videosonlytube

Etiquetas: ,

Quatro cantores líricos na Gare do Oriente


Quando menos se esperava, 4 cantores líricos juntaram-se na Gare do Oriente e alto e bom som deram voz à DPOC. Uma acção que surpreendeu e marcou o dia mundial da DPOC, a 16 de Novembro. O momento, que durou alguns minutos, foi da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Fundação Portuguesa do Pulmão.

Etiquetas: , ,

sexta-feira, dezembro 02, 2011
Serviço Público

Posto de engraxador de sapatos a caminho da Mesquita Azul em Istambul.
Abril de 2011

Etiquetas: , ,