Top O Lisboeta Observador: julho 2011
sexta-feira, julho 29, 2011
Uma viagem de Beijing a Lhasa de comboio.

Pode ver estas imagens num formato maior.

Esta Linha corta o tecto do mundo. De Beijing-Lhasa são 4064 km, dos quais 1110 km são sobre a recém-constituída ferrovia (2006) Qinghai-Tibet a uma altitude superior a 5 mil metros.
Os vagões contam com máscaras de oxigénio, que podem ser usadas por passageiros que tiverem problemas devido à grande altitude. As janelas receberam um filtro que evita a passagem de raios ultravioleta, mais fortes e prejudiciais à saúde com o aumento da altitude
O Trem T27 terá início a partir da Estação Ferroviária Oeste Beijing/Pequim às 08:09 pm e chega a Lhasa às 04:00 após 43 horas e 51 minutos de viagem.
O Trem T28 partirá da Estação Ferroviária de Lhasa às 01:45 pm e chega a Pequim Oeste às 08:06 am, após uma viagem de 42 horas e 21 minutos.




Sônia Bridi embarcou no trem que fez a primeira viagem entre Pequim e Lhasa, no Tibete. Os vagões são divididos em categorias, desde a primeira classe até os assentos mais baratos.Conheça um pouco do Trem e do Tibete.


Mapa do percurso.


Etiquetas: , ,

quarta-feira, julho 27, 2011
Amy Winehouse antes da fama.

Antes da Fama

Um taxista de Londres, Russell Dalton, de 54 anos, filmou um vídeo dentro do seu táxi de Amy Winehouse quando esta tinha apenas 18 anos.

Leia o resto no DN

Etiquetas: ,

terça-feira, julho 26, 2011
Macau - 中華人民共和國澳門特別行政區

Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China
中華人民共和國澳門特別行政區



Macau



Etiquetas: , ,

segunda-feira, julho 25, 2011
MARIA LÚCIA LEPECKI

(1940 - 2011)
Era uma grande admiradora e amante da nossa literatura.
«Eu sempre achei que o acordo ortográfico não é preciso: um brasileiro lê perfeitamente a ortografia portuguesa e um português lê perfeitamente a ortografia brasileira.»
É claro que estava cheia de razão!
Até sempre.

Etiquetas: ,

terça-feira, julho 19, 2011
Igreja Rupestre dos Santos Justo e Pastor - Olleros de Pisuerga




A igreja Olleros é a expressão máxima da arquitectura rupestre em Espanha.
Conhecida por Catedral rupestre. Trata-se da igreja dos Santos Justo e Pastor e está localizada nas fraldas do monte Cilda.
É uma igreja abobadada, conta com duas naves, o eremitério e sacristia. No exterior um conjunto de tumbas antropomorfas, donde se crê também a existência de um cemitério medieval.
Data dos séculos VIII – IX, mas há fortes indícios de que a primeira construção data do século VI ou VII.
A norte desta província de Palencia (comunidade autónoma de Castela e Leão), existe um amplo acervo de edifícios rupestres dignos de uma visita aturada.
(Villarén de Valdivia, Cervera de Pisuerga, Cezura o Villacibio)



Etiquetas: , , , , ,

quarta-feira, julho 13, 2011
Português resolve enigma sobre peixe cabeça-de-cobra

Português resolve enigma sobre peixe cabeça-de-cobra

Uma equipa de cientistas liderada por um português resolveu um enigma que dura há mais de 140 anos relacionado com a espécie de peixe cabeça-de-cobra, uma investigação publicada recentemente na revista internacional Plos One.

Esta espécie de peixe, originária da Índia tropical, mantinha-se desde 1865 como um problema por resolver entre a comunidade científica, que em parte questionava a sua validade enquanto espécie, devido à sua semelhança com outra do sudoeste asiático.
A equipa de 14 cientistas internacionais, liderada pelo geneticista português Agostinho Antunes, usou análises morfológicas e genéticas moleculares para resolver o problema da identidade do peixe cabeça-de-cobra ('Channa diplogramma'), espécie da família "channidae", que incluiu peixes de água doce muito usados na alimentação na Ásia tropical.
A investigação concluiu, assim, que o peixe cabeça-de-cobra é uma espécie diferente da outra existente do sudoeste asiático com quem tem semelhanças.
"É assim ressuscitado o peixe cabeça-de-cobra 'Channa diplogramma' como espécie distinta. O peixe cabeça-de-cobra constitui uma espécie de elevado interesse económico", refere o cientista Agostinho Antunes, num texto enviado à agência Lusa.
O investigador do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIMAR) da Universidade do Porto avisa ainda que esta espécie deveria ser alvo de medidas de conservação eficientes para evitar a sua extinção na natureza.
O peixe cabeça-de-cobra foi descrito por cientistas pela primeira vez há 146 anos. É uma espécie voraz, um verdadeiro predador, que come quase tudo que pode, desde peixes a anfíbios e mesmo pequenas aves.



Etiquetas: , ,

sexta-feira, julho 08, 2011
Human Planet



Uma série de documentários de televisão britânica.  É produzida pela BBC, com co-produção com a Discovery e BBC Worldwide. Descreve a espécie humana e sua relação com o mundo natural, mostrando de forma notável os seres humanos e a sua adaptação à vida em todos os ambientes na Terra 

Etiquetas: , ,

sábado, julho 02, 2011
Mount Athos


Monte Athos significa "Montanha Santa" e fica situado num braço de península da Calcídica, pertencente ao território da Grécia, mas na verdade é uma "entidade teocrática" independente.  Por lá existem 20 mosteiros principais, habitados por cerca de 1500 monges ortodoxos. Tratando-se de um território habitado por monges, só podem entrar homens e animais do sexo masculino. É assim há séculos! A única forma de entrar na região é por barco.
A arquitectura tem influência bizantina.  Nos mosteiros podem ser encontrados preciosos tesouros artísticos: antigos manuscritos, ícones e frescos pintados pelos mais ilustres representantes da pintura bizantina.
Desde suas origens, a Montanha Santa hospedou místicos e mestres espirituais cujos escritos foram recolhidos no séc. XVIII numa célebre antologia – a Filocalia,  um clássico da literatura católica ortodoxa (Oração de Jesus ou Oração do Coração) que influenciou profundamente o mundo ortodoxo.


Leitura recomendada:

Mount Athos 
Renewal in Paradise 

Etiquetas: , , , ,