Top O Lisboeta Observador: Dennis Ritchie morre aos 70 anos
sexta-feira, outubro 14, 2011
Dennis Ritchie morre aos 70 anos



Depois de Steve Jobs, CEO da Apple, mais uma perda se abate sobre o mundo das tecnologias da informática. Morreu neste ultimo fim-de-semana o criador da linguagem C de programação e do sistema operacional Unix, Dennis MacAlistair Ritchie

Segundo informações, a morte ocorreu na residência do cientista, nos Estados Unidos. Aos 70 anos, Dennis estava doente há algum tempo, motivo pelo qual, inclusive, negou uma entrevista recentemente à InformationWeek dos EUA.

Conhecido mundialmente por sua modéstia, Dennis Ritchie foi o grande cérebro por traz de diversos sistemas operacionais.
Criador da linguagem C (desenvolvida inicialmente por ele entre 1969 e 1973) e co-criador do Unix (juntamente com Ken Thompson) que de suas variantes surgiram o Linux e o Mac OS X.

A sintaxe C foi a base para a maioria das linguagens, desde o seu lançamento, em 1970. Oito das dez principais linguagens da actualidade vieram directamente da tecnologia, tais como o C++ , Java, C #, só para enumerar estas, minhas familiares ferramentas de trabalho.

Dennis, que também era conhecido como “dmr” (que era parte de seu endereço de e-mail), obteve grande influência no mundo da computação, tendo recebido diversos prémios entre eles o Turing em 1983 por seu trabalho com o Unix, e o National Medal of Technology em 1999.

Programadores também se lembram de Ritchie por seu famoso programa “hello, world”, que é muito utilizado em códigos de programação como um exemplo de um programa de computador bastante simples. Capa do meu velho livro de programação de linguagem C.


Em 1983, Dennis Ritchie e Ken Thompson viram reconhecido o seu trabalho no âmbito dos sistemas operativos, mais concretamente no desenvolvimento do sistema operativo Unix.
Aqui fica um dos vídeos, onde  Dennis Ritchie e Ken Thompson apresentam a história do Unix.




Etiquetas: , , ,