Top O Lisboeta Observador: Alfarrabistas na cidade de Tokyo
sexta-feira, janeiro 07, 2011
Alfarrabistas na cidade de Tokyo


Jinbōchō -Tokyo 神保町

Bairro dos alfarrabistas na cidade de Tokyo












Mapa do local


Jinbocho é a cidade do livro japonesa.  Existem cerca de 200 livrarias, incluindo mais de 130 livrarias de segunda mão, e mais de trinta livreiros em uma pequena área no centro de Tokyo.

Jinbocho, o nome que se originou a partir de um samurai chamado Jinbo que morava na área no século 17, era uma residência de samurais.  Após a Restauração Meiji, altos funcionários do governo estabeleceram aí a residência e departamentos governamentais, muitas escolas foram fundadas no local.  Nos primeiros anos do século 20 muitas livrarias foram aparecendo nesta área aproveitando a concentração de altos funcionários e de escolas.  Esse foi o início de Jinbocho que desenvolveu um dos maiores mercados do livro do mundo.


Uma estrada principal, chamada de Yasukuni-dori foi construída percorrendo a área em 1915.  A partir daí as livrarias foram localizadas no lado sul da estrada.  A cidade foi destruída pelo terramoto de 1923, mas sobreviveu ao ataque aéreo durante a última grande guerra. Actualmente Jinbocho é o centro da indústria japonesa de publicação.

  

Etiquetas: , ,