Top O Lisboeta Observador: setembro 2010
terça-feira, setembro 28, 2010
Whale Sharks Killed, Displaced Due to Gulf Oil?







Etiquetas: , ,

segunda-feira, setembro 27, 2010
Era uma vez uma galinha...muito ingénua!!!

Etiquetas:

sexta-feira, setembro 24, 2010
As Galerias Romanas da Rua da Prata



Todos os anos, por esta altura, é facultada pela Câmara Municipal de Lisboa a visita ás Galerias Romanas.
A entrada situa-se na Rua da Prata frente ao  nº 77 da Rua da Conceição. Estão abertas a 24, 25 e 26 de Setembro. As visitas são gratuitas e acompanhados por técnicos do Museu da Cidade entre as 10h00  e as 18h00.
É uma visita inesquecível e uma oportunidade a não perder para conhecer melhor a história da cidade de Lisboa.
                  

Etiquetas: , ,

quinta-feira, setembro 23, 2010
O drama da guerra!


James Foley, jornalista do GlobalPost , gravou em vídeo um ataque talibã a uma unidade de infantaria norte-americana quando esta efectuava uma patrulha de rotina na província de Kunar no Afeganistão.

Etiquetas: , , ,

quarta-feira, setembro 22, 2010
Um mosaico de dados.

Etiquetas: , ,

segunda-feira, setembro 20, 2010
Expedição do Valdivia

Grandes expedições científicas do passado.
Em 1898, o paquete Valdivia deixou o porto de Hamburgo para uma viagem científica de nove meses ao Atlântico, Índico e Mares do Sul, a missão foi liderada pelo professor da Universidade de Leipzig de Zoologia, Chun Carl.
A expedição científica focou-se na investigação zoológica e química, desses oceanos durante a viagem.
O Valdivia foi equipado com todos os instrumentos da altura disponíveis na arte biológica e química. Laboratórios, uma biblioteca de primeira classe científica e amplo espaço de armazenamento de espécimes marinhos colectados no mar.
Desta expedição o professor Chun escreveu um livro sobre os cefalópodes com ilustrações correspondentes, mapas, para uma obra em vários volumes chamado "Wissenschaftliche der deutschen Ergebnisse Tiefse eexpedition auf dem Dampfer Valdivia" (Do fundo do mar World: Descrição do alemão Deep Sea Expedição).

Em 1975, o Programa de Desenvolvimento Científico Israel Translations (em colaboração com o Smithsonian Institution) publicou a obra do Professor Chun, Cephalopoda em Inglês pela primeira vez.


Etiquetas: , , ,

quinta-feira, setembro 16, 2010
Cientistas recriam face de menina grega morta há 2,5 mil anos.


Cientistas reconstruíram o rosto de uma menina grega de 11 anos que morreu no ano 430 antes de Cristo, há quase 2,5 mil anos.
O esqueleto da menina, baptizada pelos cientistas de Myrtis, foi encontrado em uma antiga vala comum em Atenas durante as obras para a construção do metro em 1995. Na vala ainda estavam 150 homens, mulheres e crianças.
Usando uma tecnologia 3D, geralmente usada para múmias egípcias, os cientistas conseguiram reconstruir a face de Myrtis a partir de seu crânio.
O professor e ortodontista da Universidade de Atenas, Manolis Papagrigorakis, afirma que eles conseguiram o crânio intacto da menina, com a mandíbula, dentes e até os dentes de leite, o que ajudou na reconstrução. O professor acrescenta que eles conseguiram chegar a 95% de aproximação com a realidade.
Os cientistas retiraram amostras de X dos dentes de outros crânios encontrados na vala em Atenas e concluíram que eles morreram de febre tifóide, uma doença que matou muitos naquele período da história da Grécia.
O rosto de Myrtis vai ficar exposto em Atenas. E a Organização das Nações Unidas (ONU) a transformou em uma representante das Metas do Milénio da organização, para aumentar a consciencialização para saúde infantil.

Etiquetas: , , , ,

sexta-feira, setembro 10, 2010
Na minha opinião, o assunto não deve ser considerado tabu.


Num país cujos dirigentes políticos, são por norma, na sua formação académica, tão ignorantes das coisas científicas e tecnológicas, um debate sério sobre o nuclear vai ser com toda a certeza mais uma miragem do que outra coisa.

Mas este tabu criado e fomentado na década de 70 do século passado, tem que ser enfrentado.

Mais que não seja, pelo exemplo que vem da restante Europa.

Etiquetas: ,

quinta-feira, setembro 09, 2010
Não acredito no que leio...ele deve estar ainda sobre o efeito dos medicamentos.


FIDEL DIZ QUE MODELO ECONÓMICO DA ILHA JÁ NÃO SERVE

por LusaHoje
O ex-presidente cubano considera que o modelo económico de Cuba 'deixou de servir', como revela hoje o jornalista Jeffrey Goldberg, da revista norte-americana The Atlantic, no seu blogue.
O modelo cubano não serve nem para nós', afirma Castro, que fez 84 anos a 13 de agosto e reapareceu na vida pública da ilha no início de Julho, depois de quatro anos a convalescer de uma doença grave, que o obrigou a transmitir a presidência para o seu irmão, Raúl.


Goldberg fez uma entrevista extensa a Fidel Castro, que está a revelar aos pedaços no blogue http://www.theatlantic.com/international/archive/2010/09/fidel-cuban-model-doesnt-even-work-for-us-anymore/62602/
Ao ouvir agora aquela afirmação, Goldberg teve dúvidas sobre o que tinha escutado, pelo que consultou Julia Sweig, uma analista do Conselho de Relações Externas (um centro de reflexão norte-americano, que publica a revista Foreign Affairs), que o acompanhou na conversa com o ex-dirigente cubano.
Segundo Goldberg, Sweig matizou as declarações de Castro, dizendo que este 'não estava a recusar as ideias da revolução', mas a reconhecer 'que o Estado, sob 'o modelo cubano', tem um papel excessivo na vida económica do país'.
O jornalista entende que um efeito possível desta leitura de Castro seria a criação de condições para o actual presidente e seu irmão, Raúl Castro, porem em marcha 'as reformas necessárias face à resistência, que será certa, dos comunistas ortodoxos dentro do partido comunista e dos burocratas'.
A 01 de Agosto, Raúl Castro anunciou o alargamento do trabalho por conta própria e a redução progressiva das fábricas estatais, o que qualificou como sendo medidas de 'mudança estrutural e de conceito'.
Por outro lado, Fidel Castro pediu ao presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, que 'pare de difamar os judeus', na primeira parte da entrevista já divulgada.
Castro disse que o governo iraniano deve entender as consequências da teologia antissemita, 'que começou há dois mil anos'.
'Não creio que haja alguém mais injuriado do que os judeus. Diria que [o foram] muito mais do que os muçulmanos', acrescentou.
Por outro lado, Goldberg explicou hoje que, no princípio, o seu interesse principal era ver Fidel Castro a alimentar-se. Constatou que este 'ingeriu pequenas quantidades de peixe e salada, muito pão molhado em azeite, bem como um copo de vinho tinto'.

in DN

Etiquetas: , ,

terça-feira, setembro 07, 2010
Eu quero poder,muito...pod...errrrrr!!!


In JN

Etiquetas:

quarta-feira, setembro 01, 2010
Inception



"Inception" Sound for Film Profile from Michael Coleman on Vimeo.

The Making Of: INCEPTION
O filme Inception, (nas salas portuguesas, A Origem) escrito e dirigido por Christopher Nolan  com orçamento de 200 milhões de dólares, cheio de referências com Matrix, mas não deixa de ser um filme realmente diferente.
Muitos dirão – “É um filme estranho” E é de facto!
A complexidade tecnológica que se empregou neste filme não dá para o enumerar neste espaço, (é absolutamente incrível!) mas o visionamento do filme constitui uma das maiores experiências sensoriais da história do cinema hollywoodiano.
Deixo aqui um conselho: agarrem-se bem à cadeira quando o virem.

Etiquetas: