Top O Lisboeta Observador: Boeing - Phantom Eye
sexta-feira, julho 16, 2010
Boeing - Phantom Eye

Boeing - Phantom Eye  
Olho do Fantasma

Na última segunda-feira, 12 de Julho, a Boeing apresentou o seu UAS (unmanned airborne system – sistema aéreo não tripulado) Phantom Eye, um protótipo movido a hidrogénio e capaz de se manter em voo por até quatro dias a uma altitude de 65.000 pés (aproximadamente 20.000 metros).
Segundo Darryl Davis, presidente da divisão Phantom Works da Boeing, o “Phantom Eye é o primeiro de seu tipo e pode abrir um mercado totalmente novo na recolha de dados e comunicações.”

Drew Mallow, director do programa Phantom Eye, complementa que  “a propulsão a hidrogénio será a chave para o sucesso da aeronave. É muito eficiente e oferece grande economia de combustível, gerando como resíduo a água, por isso mesmo é um avião ‘verde’”. O Phantom Eye é propulsionado por dois motores de quatro cilindros e 2,3 litros de capacidade, produzindo 150 cavalos cada. Eles deverão proporcionar à aeronave, que tem envergadura de aproximadamente 45 metros, uma velocidade de cruzeiro ao redor de 150 nós (270 km /h).  A carga bruta do Phanton Eye poderá chegar  aproximadamente aos 240 quilos.
Os principais parceiros do programa são a  Ford Motor Company (motores), a Aurora Flight Sciences (asa), a Mahle Powertrain (controle de propulsão), a Ball Aerospace (tanques de combustível), a Turbosolutions Engineering (turbocompressores), a Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa (Defense Advanced Research Projects Agency) e a NASA.
O uso de aviões de aviões não tripulados (UAV) na área militar é já uma realidade diária. Ver o  Reaper no Afeganistão.
Este tipo de avião pode ser usado na vigilância e controle das fronteiras marítimas e nas ZEE (zonas económicas exclusivas), no combate à poluição assim como no tráfego marítimo, 24 horas por dia.   



Etiquetas: , , ,