Top O Lisboeta Observador: Chulos da República ( II )
segunda-feira, outubro 13, 2008
Chulos da República ( II )

Haja decência!
Um património imobiliário de uma cidade como Lisboa não pode continuar a ser desbaratado como até aqui.
É cada vez mais alto o imposto sobre o imóvel para quem vive e pagou a sua casa na cidade de Lisboa, as empresas estão a fugir para a periferia devido aos seus elevados custos de toda a ordem.
Paralelamente toda a “nomenclatura” partidária oferece casas que não são suas aos amigos para pagamento de que favores?
O que se está a passar nesta cidade é o espelho manifesto das máfias partidárias que se instalaram neste país.A delapidação é uma constante.

__oOo__
Polémica sobre rendas das casas da Câmara de Lisboa

PÚBLICO revela lista de inquilinos da CML fora dos bairros sociais
10.10.2008 - 18h59 Ana Henriques


O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, entregou esta semana aos vereadores a listagem dos inquilinos do património disperso da autarquia, que diz respeito às casas que, sendo propriedade da autarquia, se situam fora dos bairros sociais. A extensa lista tem cerca de duas mil habitações com rendas que variam entre os zero e os 610 euros. Inclui o nome dos ocupantes e respectiva morada. Por questões relacionadas com a privacidade dos beneficiários o PÚBLICO decidiu omitir este último dado, mencionando apenas a freguesia em que se situam os fogos.
A grande maioria destas rendas tem valores muito baixos, alegadamente por os seus ocupantes não poderem pagar mais, tendo, portanto, direito à chamada renda social. Na realidade, parte destes inquilinos já não vive na situação de pobreza que justificou a atribuição das habitações.
Parte significativa destas rendas foram fixadas há várias décadas sem que tenham ocorrido entretanto grandes actualizações. A própria vereadora da Habitação Social, Ana Sara Brito, foi inquilina da câmara nos últimos 20 anos.
Com uma reforma de 3350 euros, pagava 145 por duas assoalhadas na Rua do Salitre, que só devolveu ao município no final do ano passado. Outras duas listagens igualmente entregues por António Costa aos vereadores, e que também aqui reproduzimos, relacionam-se com os artistas que ocupam ateliers camarários e com os inquilinos dos palácios municipais.

Etiquetas: ,