Top O Lisboeta Observador: Centenário do nascimento de Kurt Gödel
quarta-feira, novembro 15, 2006
Centenário do nascimento de Kurt Gödel


Kurt Gödel 28 de Abril de 1906 - 14 Janeiro de 1978
Foi o mais importante lógico do nosso tempo pelos resultados notáveis que obteve na década de 1930, tinha também uma maneira de viver e de pensar muito original.
Profundamente solitário e reservado, era dotado de uma racionalidade admirável e abrangente, porém capaz de descer a uma exasperante atenção ao pormenor em questões do dia-a-dia.
A sua constituição física era delicada, quase frágil. Era um hipocondríaco. Teve uma infância feliz, quando tinha seis ou sete anos, Kurt teve uma febre reumática e apesar de ter acabado por se recompor completamente, convenceu-se de que tinha ficado com lesões permanentes no coração. Parece que foi a partir daqui que as suas preocupações com a saúde começam.
O liceu decorreu durante a I Guerra Mundial. Longe dos campos de batalha, os anos de liceu passaram e aí já se revelou um excelente aluno, com aptidões muito superiores á média.
Mas o colapso do império austro-húngaros as vicissitudes inerentes à sua queda, faz com que vá viver para Viena.
Após a I Guerra Mundial, Viena torna-se um centro intelectual de excelência, sob a república da Áustria, Gödel adere ao celebre Círculo de Viena, um viveiro de novas ideias que se viria a revelar muito importante para o seu trabalho.
Na universidade Gödel esteve ao princípio indeciso entre estudar matemática ou física, tendo optado por matemática definitivamente.
Um dos fundadores do Círculo de Viena, Hans Habn, matemático e professor de Gödel, influência o na moderna teoria das funções de números reais, já que envolvia, em grande medida, considerações sobre a teoria de conjuntos que vinha de Georg Cantor
Mas parece que a influência mais decisiva para o seu trabalho criativo terão sido as conferências de Carnap sobre lógica matemática.
O trabalho que viria a ser sua tese de doutoramento na Universidade de Viena ficaria concluído em 1929 quando tinha 23 anos com a
solução positiva para o problema da completude.
O reconhecimento deste trabalho foi gradual, só anos mais tarde se reconheceu o valor real deste trabalho.

O século XX deu grandes génios, nas mais diversas aéreas do conhecimento Kurt Gödel foi um dos grandes, apesar de o grande público não o conhecer.
Recomendo a leitura do Boletim da S.P.M dedicado ao grande matemático.

Fonte: Boletim Sociedade Portuguesa de Matemática Nº 55 Outubro 2006
wikipedia sobre Kurt Gödel

Etiquetas: ,