Top O Lisboeta Observador: Curiosidades
terça-feira, outubro 10, 2006
Curiosidades

Leão Tolstoi mereceu ser excomungado

Leão Tolstoi, um dos maiores escritores do séc. XX, humanista, defensor da teoria da não violência, foi excomungado pela Igreja Ortodoxa Russa em 1904 e, até, ao presente, esse castigo não foi levantado. O grande clássico russo não merece ser perdoado pela Igreja Ortodoxa Russa! Coisa estranha! Lénine, Estaline e outros dirigentes comunistas soviéticos, que, sob o pretexto de que "a religião é o ópio do povo!", mataram milhões de cristãos ortodoxos, destruíram milhares de templos, nunca foram alvo de excomunhão por parte da Igreja Ortodoxa Russa. Pelo contrário, os hierarcas dessa Igreja, incluindo o metropolita Kirill, rezavam pela "saúde" desses carrascos na época soviética e reconheciam o poder político ateu, porque, segundo a doutrina da IOR, todo o poder tem origem divina .
A Igreja que excomungou Tolstoi e continua a não perdoar-lhe é a mesma que beatificou Nicolau II, o último czar russo, que cometeu um dos pecados mais graves: renunciou ao trono. Segundo a doutrina da Igreja Ortodoxa Russa, o poder vem de Deus e, por conseguinte, Nicolau jamais deveria ter renunciado em Março de 1917.
A única consolação no meio disto tudo é que, se Deus realmente existe, poderá ter uma opinião diamatralmente oposta à da actual hierarquia ortodoxa russa

Etiquetas: