Top O Lisboeta Observador: Timor-Leste
quinta-feira, maio 25, 2006
Timor-Leste

Timor-Leste
Um país partido ao meio

Timor-Leste é um intrincado de etnias e grupos linguísticos. Há 16 línguas nacionais e outros tantos dialectos. Os grupos em confronto ‘lorosae’ e ‘loromono’ incluem as três principais etnias do país: makasai, dunak e kaladi.

XANANA GUSMÃO

O chefe de Estado, Xanana Gusmão, é natural de Manaututo, um dos três distritos ‘lorosae’, e tem como língua originária o Galóli. Fala o Tétum e o Português. Os ‘lorosae’ lideraram a luta pela independência e dominam as Forças Armadas timorenses.

MARI ALKATIRIO
chefe do governo, Mari Alkatiri pertence, a um dos dez distritos ‘loromono’ e fala, além do Tétum e do Português, línguas oficiais, o Árabe, uma vez que é muçulmano de origem iemenita. Os ‘loromono’ constituem a maioria da população do país.

CHAVES DO CONFLITO
O que são os ‘loromono’ e os ‘lorosae’?

O território timorense está dividido em 13 províncias. Dez delas são designadas ‘loromono’ (ocidentais) e as restantes ‘lorosae’ (orientais). O actual conflito resulta em parte de uma luta de poder entre as duas regiões.

Como começou a actual crise?
A 17 de Março, as Forças Armadas expulsaram mais de um terço dos seus efectivos (600 militares) que se ausentaram sem licença em protesto contra o “favoritismo” nas promoções. Os descontentes são maioritariamente ‘loromono’.

Como está distribuído o poder?
O grupo ‘lorosae’ domina as Forças Armadas e dominou o movimento revolucionário pela libertação do país. No entanto, os cargos na Administração Pública têm representação quase paritária de ‘lorosae’ e ‘loromono’.

Qual é o papel do petróleo?
A destruição causada pelos indonésios antes da retirada deixou Timor depauperado. As reservas petrolíferas no mar de Timor são cobiçadas mas há desacordo quanto à exploração dessa riqueza e distribuição dos lucros.

Como se tornou independente?
Timor foi ocupado pela Indonésia em 1975, após a retirada portuguesa. Em 1999 votou a autodeterminação, mas milícias pró-indonésias retaliaram. A independência foi formalizada em 2002 após intervenção internacional.

Eis uma boa resenha que o Correio da Manhã publica hoje.
Da leitura deste pequeno resumo e das notícias que tem vindo a lume a pergunta que se impõe sem qualquer tibieza é.

Porquê é que os historiadores, jornalistas e outros estudiosos de Timor, pelo menos nestes últimos anos, nunca revelaram que havia tão profundas divisões étnicas?.

Etiquetas:

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

quinta jul. 20, 02:16:00 da tarde 2006  
Anonymous Anónimo said...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»

sexta ago. 11, 07:17:00 da tarde 2006  
Anonymous Anónimo said...

Keep up the good work. thnx!
»

quinta ago. 17, 02:13:00 da manhã 2006  

Enviar um comentário

<< Home